Monday, March 14, 2011

Dicas para imigrantes e dona(o)s de casa

Aqui no Canadá nem tudo funciona como lá no Brasil, e vice-versa. No começo a gente apanha um pouquinho mas logo aprende os macetes do dia-dia.

Fogão: a maioria dos fogões aqui é elétrico, portanto, não se esqueça de tirar a panela da serpentina após desligá-la, pois ela permanece quente por vários minutos depois de desligada, e isso pode ser o suficiente para queimar aquele prato que você fez com tanto carinho.

Arroz: nem adianta comprar arroz brasileiro para fazer aqui. Não funciona. Por algum motivo ainda inexplicável para mim, ele sempre sai em empapado. Muito. Já ouvi algumas pessoas dizerem que colocam menos água para o cozimento do que colocavam no Brasil, mas isso também não deu certo comigo.
Que tipo de arroz comprar, então? Eu comprava o Minute Rice no começo, pois era só abafá-lo na água fervendo por cinco minutos e estava pronto. Depois de algum tempo eu enjoei porque achava que ele era meio seco, mesmo que eu acrescentasse mais água. Resolvi tentar então o Indian Bastami Rice da marca President's Choice, e estou com ele até hoje. Meu arroz NUNCA empapa, mesmo que eu erre na quantidade de água ou cozinhe além do tempo. Acho uma boa alternativa para aqueles que, como eu, são um desastre na cozinha.

Máquina de lavar louças: Está certo que pode não ser uma novidade para você, mas marinheiros de primeira viagem não devem colocar detergente comum na lavadora de louças. Existem detergentes especiais para isso, inclusive "greens" que não afetam muito o meio-ambiente.

Máquina de lavar roupas: não sei quanto às pessoas que moram em casa, mas em apartamento a máquina de lavar roupa fica junto com a secadora, o que eles chamam de built-in. As duas lavadoras que tive não possuíam compartimento para o amaciante, então a solução foi essa bolinha Downy ball, que ficou muito difícil de achar de uns tempos para cá. Sinceramente, não sei o que as pessoas usam como alternativa para amaciante na lavadora. Depois de rodar todos os mercados da cidade mais de uma vez, achei a Downy ball no Highland Farms, mas não é sempre que tem. Do Wallmart, No Frills e Loblaws elas simplesmente desapareceram.
Uma alternativa seriam os amaciantes que você usa na secadora de roupas.

Máquina de secar roupas: essa é a grande inimiga das roupas que trazemos lá da terrinha. Todos que chegam aqui perdem muitas roupas porque elas encolhem depois do primeiro passeio na secadora. Pensando nisso, evito comprar roupas com uma porcentagem muito grande de algodão, e quando compro, não ponho na secadora para secar.
Como eu disse no tópico anterior, existem vários amaciantes para se usar na secadora. Alguns vêm em forma de folhas individuais que duram apenas um ciclo de secagem e outros vêm em forma de barra, que você gruda na parede do tambor da secadora e dura por até 3 meses. Eu estava usando esse e ele parece funcionar bem.

Leite condensado: brasileiro não vive sem brigadeiro, aí você vai ao mercado e não consegue achar o nosso Leite Moça. Os vendidos em supermercados são muito grossos, então a alternativa é comprar o leite condensado chinês. Eles está disponível em qualquer supermercado da cidade.

Creme de leite: sabe aquela lata de creme de leite Nestlé do mesmo tamanho da de leite condensado? Esqueça! Ela não existe. As latinhas de creme de leite daqui também são da Nestlé, mas de uma "sub-marca" chamada Carnation. Elas têm a metade do tamanho de uma lata convencional, portanto, se a sua receita brasileira pede uma lata de creme de leite, compre duas da pequena. Até hoje foi a íunica marca que vi disponível.

Não me lembro de mais nada no momento. Se você tiver alguma dica, compartilhe-a conosco deixando um comentário aqui no blog.

6 comments:

claudiazwarg@claudiazwarg.com said...

Indian Bastami Rice rules :)

Os cremes de leite (tem crème à cuisson de milhares de porcentagens diferentes, tem o lait écrémé e mais tanta opçao q nao entendi ate hj. O que é bom pq creme de leite engorda hehehe

Mari said...

Obaaaa, um monte de coisa pra falar!!!

Eu amo o meu fogão elétrico... mas no início o povo comia sempre alguma coisa queimada, rs. Outra diferença em relação ao Brasil é que quando acaba a energia elétrica (é raro mas acontece) vc não pode cozinhar, mas o banho está garantido, rs.

Eu desisti do arroz Camil brasileiro. Hoje só compro arroz Basmati. Vivo experimentando novas marcas e de vez em quando me dou mal, porque apesar de não empapar nunca, alguns têm um sabor esquisito e um cheiro que eu costumo chamar "cheiro de barata". Gosto muito do "no name".

A minha máquina de lavar e secar não são built- in. Acho que é mais comum em apartamento mesmo pra economizar espaço. Adorei este ball com amaciante, pena que só descobri agora porque passei um ano com timer, indo colocar amaciante quando a máquina terminava de lavar, rs.
Já encolhi dezenas de roupas por aqui, mas finalmente aprendi as regrinhas, rs.

Eu vivo super bem sem o leite condensado, mas quase chorei quando descobri o creme de leite. E também adorei a latinha pequena, porque assim consigo controlar a quantidade de gordura na comida.

MARCELO said...

Olá!

Não deixe de escrever...descobri seu blog hj e me diverti lendo seus posts.Estamos no processo e temos muito a aprender com suas dicas preciosas!Obrigado!

:) Família Feliz :) said...

Ainda bem que salvação! alguma coisa se salva nessas adaptações, continue dando dicas, são valiosas.
Obrigada
Tine

Veo Caldas said...

Olá Caonadenses!!!
Adorei o blog e as mil dicas!
Muito valiosas para uma aspirante a imigrante!
Tb sou um desastre na cozinha...rsrsrsrs.Boa vontade não me falta!
Estarei visitando sempre esse blog.
Brigadoooo,
Sucesso pa vcs!
Abs
Verônica

Rosa da Silva said...

Excelentes dicas, muito boas para quem é inexperiente por aqui. Minha dica para brasileiro: Eu compro feijão em lata já cozido no Metro ($1 ou menos) e com 1 lata dá para fazer aquele feijão maravilhoso para até 4 pessoas num vap e vupt, adicionando temperos e uma linguicinha é claro. Assim evito o cheiro horroroso que fica dentro de casa de feijão cozinhando.