Tuesday, October 9, 2012

What are you thankful for?

Post sem acentuacao*
Com o feriado de Thanksgiving aqui no Canada e muita gente agradecendo pelas coisas que consistou, eh impossivel nao parar para refletir um pouco no quanto nossa vida mudou desde que imigramos.
Eu sempre fui uma pessoa muito pratica, e como muitos mortais, trabalho porque preciso e nao porque gosto. Desta forma, procuro fazer o melhor possivel dentro do prazo para o qual sou paga, o que me causava alguns problemas no Brasil. Apesar de ser contratada para trabalhar das 8 da manha as 5 da tarde, sair as 5 em ponto nao era bom para minha carreira. Os chefes (e ate alguns colegas) viam isso como falta de motivacao, portanto, “promocao” era uma palavra fora do meu vocabulario, mas eu nunca me importei porque nunca fui de entrar em politicagem de empresa.
Aqui no Canada eh diferente. Ja passei por 3 empresas diferentes, e toda vez que fico ate mais tarde, alguem passa e me pergunta se tem algo errado. As 5h30 da tarde nao tem mais ninguem no escritorio. Felizmente, meu chefe eh bem flexivel, e se eu precisar sair mais cedo ele nao se importa. Sou grata por isso.
Trabalho, violencia, e transito – nesta ordem – eram meus principais motivos de stress no Brasil. Hoje, sou grata por nao precisar lidar com nenhum deles. Stress no trabalho sempre existe, mas eh um stress saudavel. Violencia? Sim, ela tambem existe, mas em uma escala tao menor que chega a ser ridiculo, assim como o transito; mas eu uso tranasporte publico para ir trabalhar, e isso eh assunto para um outro post.
Outro dia, li uma reportagem que saiu aqui sobre o transito em Sao Paulo: 180 km de congestionamento todos os dias e pessoas levando ate 2 horas para chegar em casa ou no trabalho. Fora o medo de ser assaltado no transito parado. Pobres paulistas, refens duas vezes.
Eu disse BASTA a tudo isso e hoje nao existe dinheiro nenhum no mundo que me faca voltar, pois dinheiro nao vai me tirar do transito e nem me dar seguranca. Hoje eu tenho isso de graca, e de bonus eu ganho qualidade de vida. Esta sim nao tem preco. E voce? Como sua vida mudou desde a imigracao?

1 comment:

Joao Veloso said...

Nao imigrei por motivos de familia: minha esposa nao se adaptaria longe da familia dela e todos os beneficios de um pais civilizado seriam perdidos pela desarmonia que eu teria em casa se a obrigasse a isso
Mas nas tres vezes que morei fora do pais a trabalho (a maior delas "apenas" 3 meses) me fez ficar encantado com a qualidade de vida. Nao que eu nao goste do transporte publico, mas aqui em SP e impossivel voce pegar um trem ou um onibus com um laptop a tiracolo. E ai voce e obrigado a ficar estancado no transito dentro do seu carro e torcendo pra nao sofrer um arratao.
Admiro muito a coragem das pessoas que imigram, pois os perrengues da adaptacao nao sao faceis - ate os mais simples como as roupas de la na secadora - mas quando e um objetivo conjunto do casal acredito que o ganho de qualidade de vida acaba sendo maior que todas as dificuldades.