Thursday, July 5, 2012

Capachinho e Piaçava na Zoropa

Em maio, Capachinho e eu realizamos um sonho (meu): fizemos uma viagem a Paris e Barcelona. Desde os meus 15 anos eu sonhava em conhecer Paris e somente agora, na segunda metade dos meus 30, foi que consegui conciliar tudo e tomar uma attitude concreta. Passamos uma semana em cada cidade. Pode até parecer muito, mas foi pouco diante de tantas coisas que acabamos descobrindo por lá.

Em Paris fizemos bastante turismo: conhecemos muitos museus: Louvre, Orsay, Orangerie, Des Egouts, Cluny (museu medieval), fomos ao Arco do Triunfo e Torre Eiffel, passeamos na Champs Elises e as bordas do Sena, cruzamos a Point Neuf, e comemos muito croque monsieur. Paris é uma cidade cara, mas não tanto quanto eu imaginei. Se você se programar bem dá para viajar com um budget razoável. O mais caro (além da estadia) foi o passe de 5 dias para os museus (em torno de 100 euros) e o passe semanal de metrô (30 Euros). Claro que perdi meu passe de metrô no segundo dia e tive que gastar mais 30 Euros para comprar outro. Existe uma alternativa mais barata, que só descobri no final. Se você fizer uma carteirinha que custa 5 Euros, se não me engano, o passe semanal sai por 19 Euros. Por duas semanas você acaba gastando menos de 50 Euros ao invés de 60. Se não perder o passe sai mais barato ainda.

O tempo estava friozinho, ventando muito e chovendo algumas vezes, então acabamos passando bastante tempo dentro dos museus. Mesmo assim, conseguimos conhecer um pouco da cidade, que é absolutamente linda. Paris em si mesma é um monumento a parte.

Pegamos um vôo da Vueling de Paris para Barcelona, pois além de ser 11 horas mais rápido que o trem, ainda saiu mais barato. Em Barcelona me senti em casa. Não sei se foi pelo fato de eu me sentir confortável com o idioma, ou se pela cultura, ou se porque Capachinho tem parentes lá que foram nos buscar no aeroporto e nos receberam de braços abertos. Assim como em Paris, a comida é espetacular, ma sincrivelmente mais barata. Fuja de restautrantes turísticos e procure pelo “menu del dia”. Comemos até estourar (e bebemos vinho) com nada mais que 7 ou 8 Euros. Se o menu del dia custava mais que isso, procurávamos outro restaurante. O menu del dia é basicamente uma refeição completa que inclui: entrada (salada ou sopa), prato principal (massa, carne, etc), sobremesa, e uma bebida, que pode ser café, vinho ou água. Tanto em Paris quanto em Barcelona, toma-se café espresso, então não precisa se decepcionar com aquela água suja de batata que o povo aqui na America do Norte tanto aprecia.

Como a cidade é relativamente pequena, andamos muito em Barcelona. Compramos um passe de 10 viagens de metrô, mas não chegamos a utilizar todas as viagens, já que nosso hotel estava bem localizado, perto da Plaza Catalunya. Em Paris, alugamos um apartamento, o que nos economizou bastante dinheiro.

Barcelona é linda e medieval, exatamente como eu queria. As ruelas estreitas dão um charme muito especial a cidade e fazem dela um cenário maravilhoso. Essas ruelas tem tantas ramificações que ficou impossível conhecer todas. Tivemos muitas surpresas agradáveis pelo caminho: estávamos andando por um caminho estreito que, de repende, se abria em uma praça gigante, ou uma igreja medieval, ou em outra ruela mais linda ainda.
Gostaríamos de ter ido a Girona (mais medieval ainda) e Teruel, mas mal tivemos tempo de conhecer o que planejamos. A melhor coisa que fiz foi comprar um guia com 60 percursos a pé pela cidade. O melhor de tudo é que os percursos eram curtos e com explicações e curiosidades. Fora isso, conhecemos a maioria dos prédios do arquiteto Gaudi. Este era um sonho muito antigo que eu tinha e não tenho palavras para expressar a beleza de tudo. Só vendo mesmo para saber. No último dia de viagem, antes de pegarmos o vôo de Barcelona para Paris, e de lá para Toronto, coloquei meus recibos de compras no correio para receber reembolso dos impostos. Isso é válido para recibos acima de 100 Euros. Retornamos de viagem no dia 27 de maio, e hoje acabei de receber os últimos reembolsos que faltavam. Essas foram as férias da minha vida, que me deixaram com gostinho de quero-mais.

1 comment:

Pati e Temps said...

Ótimo post, até eu fiquei com gostinho de quero mais... rsrsrs
Mas bem que podia ter algumas fotinhos, né?