Friday, November 18, 2011

Com saudade da faxineira?


Na America do Norte pouquissima gente tem o que chamamos de “ diarista” simplesmente pelo fato de que a mao-de-obra e muito cara. E para falar a verdade, eu nem acho que compensa muito pagar para alguem limpar sua casa aqui.
Primeiro, porque voce paga por hora. As pessoas geralmente contratam um professional por apenas 2 horas, e la se foram nao menos de $50.
Segundo, ao contrario das nossas diaristas brasileiras, praticamente escravas, a “ diarista” daqui nao vai fazer muita coisa nessas 2 horas.  Alguns servicos incluem lavar louca (embora a maioria das casas seja equipada com maquina de lavar louca), mas em geral o trabalho e passar aspirador na casa, tirar a poeira e “ dar um tapa” na organizacao.

Ah, voce quer alguem que lave e passe suas roupas? Tem que pagar extra, tanto para um quanto para outro. Mas voce tambem quer alguem que limpe as janelas da sua casa. Bom, ai a gente ja esta falando de mao-de-obra “especializada”; gente treinada que passa a vida lavando janela. Sim, senhor!  Ja pensou se durante a limpeza da janela no piso superior da sua casa a pessoa se desequilibra e cai? Pois e, esse professional tem que pagar um seguro contra acidentes, por isso a conta da limpeza das suas janelas pode ser bem salgadinha.

E em terceiro lugar, as casas e apartamentos sao projetados para serem limpos a seco e nao a base de agua com se faz no Brasil. As  construcoes sao de madeira, entao nao existe essa de jogar agua no piso da cozinha e do banheiro e depois esfregar com sapolio. Nao, os produtos de limpeza aqui sao poderosos e tem um para cada coisa. Para limpar o chao nos usamos o mop (rodo). Os mais legais vem com um dispositivo onde voce acopla o produto de limpeza, ai e so apertar o spray para liberar o liquido e passar o rodo. Simples assim.

No comeco e estranho. Eu nao conseguia me conformar que nao podia lavar o banheiro; se eu nao jogasse agua eu nao sentia que estava limpo, principalmente quando se tem 2 cachorros em casa. So que essa historia de jogar agua estava danificando os moveis e o piso do banheiro, entao me conformei com o mop. Hoje acho uma maravilha e nao consigo mais me imaginar com o chuveirinho inundando pia, privada e o que mais estiver por ali.

Eu nunca pensei que fosse dizer isso, mas sinto tanta falta de um tanque! Os apartamentos mais antigos costumam ter lavanderia coletiva, assim como o tanque, mas nos predios mais novos, voce tem um minusculo nicho na parede onde a maquina de lavar e a de secar roupa sao empilhadas uma na outra. Nao existe o conceito de “area de servico”  com espaco para um tanque e para pendurar um varal. A gente acaba usando a banheira mesmo, em ultimo caso. Ainda preciso descobrir o que a gente faz com tenis sujo que nao pode ir na maquina de lavar. Aposto como tem um produto especifico para a limpeza de tenis, portanto, se alguem conhecer algum, deixe um comentario aqui no blog.

5 comments:

Alexandra said...

tem produto especifico sim... eh soh perguntar em qualquer loja que venda tenis...

eu tambem me animei com os produtos de limpeza daqui quando cheguei mas hoje jah passei dessa fase e me informei que a maioria eh super nociva pra saude. Altos toxicos cancerigenos e que desregulam o sistema endocrino. Por isso tenho minimizado os produtos e adotado produtos mais naturebas que limpam do mesmo jeito mas sem tanta quimica...

Tenho usado os sabaos MARAVILHOSOS do Dr. Bronner (http://www.drbronner.com/) que eu diluo na agua e uso pra limpar pia, chao da cozinha, banheiro,e tc... e tambem uso muito vinagre pra limpar vidro e outras coisas assim...

trvd1707 said...

Bem vinda ao clube dos que sentem falta de um tanque!

Unknown said...

bicho, achei um tanque maior legal no Cotsco. super high tech. vamo comprar.... é caro mas ta valendo...

Capachinho e Piaçava said...

Esta empresa cobra $140 para passar aspirador em 3 quartos e 1 corredor.

http://onespout.com/deal/view/514194?utm_source=ListView&utm_medium=Website&utm_content=DealView&utm_campaign=TeamBuy

Hungry traveler said...

Saudades da empire gads tambem! Exilado é assim, tem que acostumar...