Monday, June 20, 2011

Conseguindo emprego através do Linked In

Para quem não sabe o Linked In é um site de professional networking, assim como o Facebook é um site de social networking. Se você está procurando emprego e ainda não tem um perfil no Linked In, sugiro que crie um o mais rápido possível, pois recruiters e empresas estão usando e abusando desta ferramenta para encontrar o candidato ideal. Capachinho e eu conseguimos várias entrevistas de trabalho através do site. Também foi através dele que conseguimos nossos últimos empregos. Isso é prova mais que viva de que a coisa funciona.

Uma forma de aumentar seu networking é fazendo parte de grupos de discussão na sua área profissional; sempre aparece alguém interessante com quem você pode trocar idéias e fazer novas conexões.

Envie requests de recomendação para atuais ou ex-colegas de trabalho, clientes, fornecedores, etc. Quanto mais recomendações melhor. Infelizmente muitas pessoas são preguiçosas (ou egoístas) e simplesmente ignoram seu pedido. Outras, não têm idéia do que escrever na sua recomendação. Google it! Eu mesma já solicitei recomendação 3 vezes para toda a minha lista de conexões, mas a maioria simplesmente ignorou os pedidos. É uma pena porque toda vez que recebo um pedido como este, procuro escrever uma recomendação ASAP.

Acredito que uma recomendação é uma via de mão dupla, já que quem entra no seu perfil tem grande probabilidade de entrar no perfil da pessoa que te recomendou e, desta forma, aumenta a circulação do perfil de ambas.

Selecione cuidadosamente as pessoas que você adiciona às suas conexões. Eu, por exemplo, NUNCA adiciono colegas de trabalho ou chefes com quem trabalho atualmente (uso a mesma política no Facebook, Twitter, etc). Também evito colocar no meu status que estou procurando emprego. Lembre-se que que se você tiver essas pessoas adicionadas às suas conexões, elas obrigatoriamente ficarão sabendo que você está insatisfeito com seu trabalho atual e pretende sair da empresa.

E você? Já conseguiu alguma entrevista, emprego, ou oportunidade de negócios através de alguma rede social/profissional? Como foi essa experiência?

3 comments:

Bea said...

Eu usava o LinkedIn mas infelizmente por conta de um stalker, achei melhor fechá-lo pois nele qq pessoa ver infos mais pessoais suas (atualmente o marido está sofrendo com isso, um stalker que anda entrando toda semana no perfil dele e parece que não se atentou para o fato do LinkedIn mostrar queme stá olhando seu perfil). Acho meio perigoso por ex. colocar tel de contato ou endereço. Também não achava legal o fato de que a maioria das pessoas no Brasil não saberem usar a ferramenta e ficar utilizando para colocar "status" de "hoje estou mal humorado", "hoje eu quero tomar sorvete"... ou qq outra estupidez do gênero.
Como faz tempo que eu saí, talvez abrindo um novo agora eu não passe por isso de novo. Não sei...

:= said...

Parece que tem uma opção de privacidade em que você escolhe se seu perfil pode ser encontrado através de sites de vusca, como o Google. Eu sempre deixo essa opção inativa. Dependendo de como você configura seu perfil, as pessoas têm acesso restrito às suas informações. Como tudo na vida, é preciso critério e bom senso para saber que tipo de informação você vai expôr, pois como você falou, a gente nunca está livre de "stalkers". Eu nunca coloco meu número de telefone. Uma vez tive problema com stalker e simplesmente retirei o nome da empresa em que eu estava trabalhando. Esse mundo está cheio de gente louca.

Cláudio said...

Eu acidiono colegas de trabalho atuais no LinkedIn, assim como também recebo convite deles.
O que eu não faço é solicitar recomendação a eles... aí é dar bandeira! :)