Tuesday, May 31, 2011

Cuidado com as redes sociais

Este post serve para qualquer pessoa que esteja procurando emprego em qualquer local do planeta.

Sua imagem e reputação são coisas essenciais na sua vida e mais ainda na busca por um emprego. Como advento de inúmeras redes sociais, sendo Facebook, Orkut e Twitter as mais populares, ficou ainda mais importante tomar cuidado com a forma como as pessoas vêem você.

Supostamente sua atividade nessas redes sociais deveria ser algo privado, mas empresas têm se aproveitado deste instrumento para descobrir facetas que o candidato (ou empregado) não revelou durante a entrevista de emprego ou durante seu trabalho na empresa.

Uma vez um amigo meu fez uma entrevista em uma empresa grande e conhecida. Algumas horas depois ele recebeu um pedido de amizade do diretor que o havia entrevistado. Em uma situação como esta, você pode achar que o pedido de amizade é consequência de uma boa entrevista, então você aceita durante seu horário de expediente o pedido de amizade do diretor, e com isso se foi sua chance de trabalhar para ele, afinal, você acabou de provar a ele que acessa o Facebook durante o período em que deveria estar totalmente concentrado em seu trabalho.

Parece injusto, não é? Mas é assim que o mundo funciona, infelizmente. Por conta disso, tome muito cuidado com coisas que você publica nessas redes sociais. Nunca reclame do seu chefe ou de colegas de trabalho. Aliás, é melhor que você nem mencione sua vida profissional nesses meios. Tome muito cuidado com fotos colocadas por você ou por amigos. Evite fotos que comprometam sua reputação ou causem uma idéia negativa. Pode ser que uma inocente foto sua entornando uma caneca gigante de cerveja seja o suficiente para custar seu emprego.

Cuidado com temas polêmicos como religião, política, e minorias desafavorecidas. Por mais certo que você ache que esteja em sua opinião, ela pode ser altamente ofensiva para um empregador mais conservador.

Eu tenho uma política de não adicionar colegas de trabalho ao meu círculo de amigos em redes sociais. Depois que eu saio da empresa tudo bem, mas durante, nunca! Imagine que você foi para casa mais cedo ou tirou um sick day. Se seu gerente ou colegas de trabalho vêem vários posts seus ao longo dia, vão achar que você não está doente coisa nenhuma.

Configure seu perfil para que apenas amigos e ninguém mais possa ver seus posts. Aproveite e faça uma busca com o seu nome na internet. Veja os resultados da busca e certifique-se de que não haja nada comprometedor. Comentários em foruns de discussão e blogs podem aparecer nessa busca, então cuidado com o que você escreve por aí.

Tudo isso pode parecer paranóico e você se sentir privado do seu direito de expressão, mas lembre-se que estamos sendo vigiados o tempo tempo nesse mundo; seja por câmeras de circuito fechado em lojas e até na rua, ou simplesmente quando você faz uma busca no Google. O Google guarda todas as buscas feitas pelas pessoas ao longo de suas vidas. O mesmo faz seu empregador, quando rastreia sua atividade na internet da empresa; portanto, todo cuidado é pouco. Use seu bom senso.

1 comment:

Bea said...

Excelente post Jeanne! Isso já aconteceu comigo, de ter ficado doente e estar em casa no orkut (acho na época) e depois meu chefe veio fazer piadinha por eu estar na internet. Eu fui bem clara, esatava em casa, de atestado médico e tinha computador. O que ele queria? Mas mesmo assim ele se achou no direito de pensar que eu tinha "ficado doente" só para ficar em casa, na internet. Fiquei tão chateada... Já fui mais polêmica, já participei de muitos fóruns e tive blogs abertos onde deixava minha opinião aberta mesmo. Mas sinceramente, isso só traz complicação pra nossa vida pessoal. As pessoas interpretam da forma que melhor lhes convém.
O certo mesmo é evitar ao máximo!!
Ótimos posts :)
Bjo.