Saturday, April 16, 2011

Quebec Ville

Finalmente conhecemos Quebec Ville esta semana. Confesso que a beleza e o charme da Old Quebec me deixaram estarrecida. Eu já havia ficado encantada com Old Montreal, mas não tem nem comparação.
Para começar, a parte velha da cidade é cercada por uma muralha construída em 1820. A foto mostra a entrada da "citadelle", como a chamam por lá. As ruas são limpas e a arquitetura impecável.
Um dos edifícios mais bonitos e imponentes é o  Chateau Frontenac que é, na verdade, um hotel.

Pegamos um dia nublado, que ficou chuvoso no final da tarde, mas mesmo assim tivemos a impressão de que vale a pena passar uma noite de verão na cidade e passear por suas ruas e cafés aconchegantes.

Tivemos uma boa surpresa ao descobrirmos uma loja de roupas medievais chamada Les 3 Tours, que fica no endereço 1124 Rue Saint-Jean. Infelizmente, a loja não tem website, então não dá para mostrar os maravilhosos vestidos de noiva que tem por lá. Até eu que não ligo para isso fiquei apaixonada pelos vestidos. Apesar de simples e delicados, eles eram de uma beleza ímpar. Este da foto é apenas um vestido medieval para vocês terem uma idéia do modelo, mas os que eu vi eram muito mais bonitos e brancos, com muita renda. O bom dessa loja, é que as roupas femininas são relativamente "normais"para poderem ser usadas no dia-a-dia contemporâneo. Eu aproveitei e comprei um conjuntinho de saia, blusa, e casaquinho para ir a um casamento no mês que vem, mas a mesma roupa também pode ser usada para ir ao cinema ou a um jantar. Já as roupas masculinas são um pouco espalhafatosas.
Em Montreal encontramos a Dracolite, que também vende roupas medievais, mas muitas delas são espalhafatosas demais para se usar fora de uma festa à fantasia. De qualquer forma, para quem gosta do tema, vale à pena dar uma passadinha nas lojas.

Não deu tempo de ver praticamente nada fora da citadelle, a não ser o Parlamento, com seu prédio belo e imponente, e que fica bem próximo à entrada do forte.

Por recomendação de amigos queridos, experimentamos  o croque monsieur na antiga rede de boulangeries Premier Moisson. Este local que fomos mudou de nome há 2 anos e chama-se Saint-Honoré Saveurs, mas continua servindo os mesmos produtos. Apesar de pequeno, o local é aconhegante e fomos muito bem atendidos. Para minha surpresa, o cafe au lait deles é muito bom.
Já em Montreal, encontramos várias boulangeries Premier Moisson, mas não vimos o croque monsieur. 
Diferente de Quebec, o cafe au lait que tomei em Montreal não estava tão gostoso. Apesar disso, tudo mais na loja é delicioso e de encher os olhos. Como me disseram, a rede lembra um pouco as nossas padarias brasileiras, portanto, é um local imperdível para matar a saudade. 

Mais dicas sobre o que fazer em Quebec aqui.

2 comments:

Clau e Zé said...

Na ultima vez q estive numa feira medieval aqui em Montreal, sugeri que fizessem roupinhas caninas tematicas. Pensa o Willy de principe...

Clau e Zé said...
This comment has been removed by a blog administrator.