Thursday, December 30, 2010

Presencial ou Online?

No meu antigo blog eu falei sobre um curso online de Technical Writing que fiz no ano passado. Hoje venho para falar de um curso presencial.

Os cursos online têm a vantagem de você poder fazê-los no aconchego do seu lar, sem precisar pegar trânsito para chegar até o local do curso. Por outro lado, pode ser uma atividade bastante solitária, se você é do tipo que gosta de se socializar.

Os cursos presenciais têm a desvantagem de você ter que estar presente fisicamente no local das aulas, mas a grande vantagem é a interação que você tem com outras pessoas proporcionando um aprimoramento das suas networking skills, alé, é claro, da possibilidade de fazer novas amizades não-virtuais.

Em janeiro começo um curso presencial de Writing para pessoas que têm o Inglês como segunda língua (no meu caso, terceira, mas enfim). Não sei o que esperar desse curso e espero que não seja maçante, já que não sou fã de fazer redação, apesar de adorar escrever. O que eu não gosto é da imposição, mas para a minha profissão esse curso é fundamental e já passoiu da hora de fazê-lo.

Caí em um nível avançado que vai focar 20% em gramática e 80% em escrita durante 3 meses. Já ouvi comentários de quem gostou e também de quem não gostou do curso, portanto, estou literalmente pagando para ver.

O Seneca, que é o College que oferece o curso, também possui aulas para melhorar a pronúncia, com ênfase na entonação, o que eles chamam aqui de "stress"na frase. Sim, o Inglês é uma língua cheia de pegadinhas na hora de falar. Por exemplo, você sabe qual é a sílaba tônica da palavra "interesting"?

Perguntei isso a um colega canadense e ele não tinha a mínima idéia do que eu estava falando, pois muitas vezes eles fala inteRESting (paroxítona) e outras vezes INteresting (proparoxítona), portanto, as duas formas estão corretas, só não consegui distinguir em que situações ele usa uma ou outra.
Enfim, aguardem as cenas do próximo capítulo.

Aproveito para desejar às poucas almas que passam por aqui um feliz 2011 cheio daquilo que vocês mais gostam e querem em suas vidas.

1 comment:

Simone Takayama said...

Ola'! Vc ta' com um blog novo, e'? E o outro, continua por la' tb? Um otimo 2011 pra vcs e bons estudos !!!
Bjo,
Si