Monday, December 13, 2010

Dinheiro que dá em árvore


Se lá no Brasil Natal já era sinônimo de consumismo, aqui é pior ainda com tantas promoções pré e pós Natal; sem falar do boxing day, boxing week e até black Friday, que ocorre nos Estados Unidos mas nós acabamos nos beneficiando também.

Endividar-se aqui no Canadá é a coisa mais fácil que existe, e não é à toa que grande parte da população deve tanto dinheiro. Todo mês companhias de cartão de crédito te oferecem novos cartões com diferentes vantagens. Já aconteceu de eu fazer um cartão platinum em um mês e no seguinte a mesma empresa me oferecer um gold.

Quanto mais tempo você tem aqui, maior seu histórico de crédito, e com isso, o limite que te dão nos cartões de crédito pode ser absurdo. Quem não sabe se controlar acaba se endividando para o resto da vida com tanto "dinheiro extra". Mas isso não tem problema, pois se você estourou todos os limites dos seus cartões, ainda existem as linhas de crédito oferecidas pelos bancos.

A linha de crédito é um dinheiro que o banco te empresta a juros baixíssimos, então todo mês você acaba tendo um dinheiro extra no orçamento e pagando uma taxa irrisória em torno de 2% ao ano.

Calma, isso não é tudo. Uma terceira opção é a linha de crédito sobre a mortgage do seu imóvel. O montante a ser emprestado será baseado no valor que você deve de mortgage ao banco, menos o valor que você pagou, então quanto menos você deve, maior será a quantia que você poderá obter emprestada a juros baixíssimos também. Para se ter uma idéia, se você tomar emprestados $30 mil dólares, só pagará $800 por ano de juros e você poderá viver sem pagar o montante principal (os $30 mil) até morrer ou até vender seu imóvel, neste caso sua dívida deverá ser quitada integralmente.

Entendeu agora porque tanta gente ficou desesperada no auge da crise econômica quando perderam seus empregos? Muitas pessoas já tinham utilizado todos os recursos fincanceiros disponíveis para crédito pessoal e se viram absolutamente sem income nenhum do dia para noite.

Muita gente pega essa linha de crédito para investir em outros imóveis se o salário recebido não for suficiente para pagar uma segunda mortgage. Tenho amigos canadenses que não ganham o suficiente para bancar o pagamento mensal da mortgage e despesas da casa, mas mesmo assim adquiriram um segundo imóvel mais caro do que aquele em que residem hoje. Como fizeram isso? Com a linha de crédito sobre a primeira mortgage.

Eu realmente não sei viver dessa maneira e ficar devendo para todos os lados; sou do tipo bem conservador quando o assunto é dinheiro. Só gasto se tenho para gastar, do contrário, espero até ter o suficiente para não ficar endividada anos a fio, mas pelo jeito eu sou minoria.

Não sou especialista no assunto, portanto,  se alguém achar que passei alguma informação errônea me corrijam

1 comment:

Paula Regina said...

Pois é amiga, eu também não consigo colocar a cabeça no travesseiro com dívidas então só compro quando tenho também mas tenho certeza que fazemos parte de uma minoria cada vez mais rara nesse planeta chamado consumo! Bjs.