Monday, November 15, 2010

Onde eu vim parar

Quando imigramos temos que abrir mão de uma série de coisas e nos adaptar ao novo estilo de vida do país escolhido, mas isso nem sempre é fácil para muita gente. Conheço histórias de pessoas que voltaram para o Brasil por motivos mais do que legítimos, e outras voltaram simplesmente por falta de preparo ou maturidade.

Por mais que pesquisemos e conversemos com que já está aqui a realidade é diferente para cada pessoa e nem sempre o que dá certo (ou errado) para um funcionará da mesma maneira para outro. Não existe nenhuma fórmula secreta para o sucesso, mas se você não for perseverante, paciente e flexível, as chances de alcançar seu objetivo serão bem pequenas; por isso, não faça comparações e não exija de você mais do que o necessário. Nesta palestra maravilhosa, Lionel Laroche, um engenheiro francês que veio para o Canadá tentar a sorte, nos dá uma lição de vida e nos mostra por que algumas pessoas são tão bem sucedidas e outras fracassam na experiência de imigração.

A Paula fez um post que merece ser lido. Ela também ouviu a palestra e compartilha da mesma opinião que eu: mesmo que você já seja um imigrante experiente vale a pena conferir o link pois sempre há o que aprender.

2 comments:

Paula Regina said...

Pois é...Eu concordo mesmo! E o Lionel Laroche foi o primeiro cara em 4 anos que estou aqui no Canadá que falou algo inteligente e totalmente dentro da realidade do imigrante!

Mariana said...

Tenho pensado muito nestas coisas e concordo totalmente com o post da Paula. Nós temos tido muitas dificuldades deste tipo por aqui e percebo que estas instituições de ajuda ao imigrante pouco podem fazer por nós. Estou procurando outras formas de resolver os problemas sem estes caminhos que não nos trouxeram resultados. Acho que esta palestra vai ajudar ao Sergio também, nem que seja dando um pouco mais de ânimo a ele, rs. bjs