Tuesday, May 31, 2011

Cuidado com as redes sociais

Este post serve para qualquer pessoa que esteja procurando emprego em qualquer local do planeta.

Sua imagem e reputação são coisas essenciais na sua vida e mais ainda na busca por um emprego. Como advento de inúmeras redes sociais, sendo Facebook, Orkut e Twitter as mais populares, ficou ainda mais importante tomar cuidado com a forma como as pessoas vêem você.

Supostamente sua atividade nessas redes sociais deveria ser algo privado, mas empresas têm se aproveitado deste instrumento para descobrir facetas que o candidato (ou empregado) não revelou durante a entrevista de emprego ou durante seu trabalho na empresa.

Uma vez um amigo meu fez uma entrevista em uma empresa grande e conhecida. Algumas horas depois ele recebeu um pedido de amizade do diretor que o havia entrevistado. Em uma situação como esta, você pode achar que o pedido de amizade é consequência de uma boa entrevista, então você aceita durante seu horário de expediente o pedido de amizade do diretor, e com isso se foi sua chance de trabalhar para ele, afinal, você acabou de provar a ele que acessa o Facebook durante o período em que deveria estar totalmente concentrado em seu trabalho.

Parece injusto, não é? Mas é assim que o mundo funciona, infelizmente. Por conta disso, tome muito cuidado com coisas que você publica nessas redes sociais. Nunca reclame do seu chefe ou de colegas de trabalho. Aliás, é melhor que você nem mencione sua vida profissional nesses meios. Tome muito cuidado com fotos colocadas por você ou por amigos. Evite fotos que comprometam sua reputação ou causem uma idéia negativa. Pode ser que uma inocente foto sua entornando uma caneca gigante de cerveja seja o suficiente para custar seu emprego.

Cuidado com temas polêmicos como religião, política, e minorias desafavorecidas. Por mais certo que você ache que esteja em sua opinião, ela pode ser altamente ofensiva para um empregador mais conservador.

Eu tenho uma política de não adicionar colegas de trabalho ao meu círculo de amigos em redes sociais. Depois que eu saio da empresa tudo bem, mas durante, nunca! Imagine que você foi para casa mais cedo ou tirou um sick day. Se seu gerente ou colegas de trabalho vêem vários posts seus ao longo dia, vão achar que você não está doente coisa nenhuma.

Configure seu perfil para que apenas amigos e ninguém mais possa ver seus posts. Aproveite e faça uma busca com o seu nome na internet. Veja os resultados da busca e certifique-se de que não haja nada comprometedor. Comentários em foruns de discussão e blogs podem aparecer nessa busca, então cuidado com o que você escreve por aí.

Tudo isso pode parecer paranóico e você se sentir privado do seu direito de expressão, mas lembre-se que estamos sendo vigiados o tempo tempo nesse mundo; seja por câmeras de circuito fechado em lojas e até na rua, ou simplesmente quando você faz uma busca no Google. O Google guarda todas as buscas feitas pelas pessoas ao longo de suas vidas. O mesmo faz seu empregador, quando rastreia sua atividade na internet da empresa; portanto, todo cuidado é pouco. Use seu bom senso.

Sunday, May 29, 2011

The STAR formula

"STAR" é uma fórmula usada para responder questões comportamentais em entrevistas através de 4 passos:

Situation
Task
Action
Result

Alguns preferem usar "SAR" (Situation, Action, Result) ou "PAR" (Problem, Action, Result) , mas no fundo são a mesma coisa. Mas como funciona?

Durante a entrevista você terá que falar sobre vários momentos e acontecimentos na sua carreira, como comentei no post anterior, mas não basta simplesmente jogar os fatos para o entrevistador. É necessários estruturar uma história: relatar o cenário (situation), qual era o objetivo que deveria ser atingido(Task), o que foi feito para atingir esse objetivo (Action), e qual foi o resultado (Result).

É claro que você sempre vai contar histórias com finais felizes, como aquele projeto dificílimo no qual você tinha um curto espaço de tempo para entegar e de repente, imprevistos apareceram, mas como você tem muito jogo de cintura, é um bom comunicador e sabe trabalhar em equipe, saiu tudo conforme previsto e a empresa economizou um dinheirão por causa da sua criatividade.

Alguns exemplos:

The Problem: I had a customer who did not want to hear about the features of my merchandise because of a prior interaction with my company.

The Action:
I listened to her story and made sure I heard her complaint. I then explained how I would have handled the situation differently and how I can offer her better service. I showed her some facts that changed her mind about dealing with the company again.

The Result:
She not only bought the merchandise, but complimented how I handled her account. She is now one of my best customers.
...
The Problem: At my last job I was de Administrative Assistant for two Directors, both had thigh projects deadlines and had asked me for budget details by the end of the day.

The Action:
I asked both of them for a five-minute meeting and explained that I was unable to get all of the budget information on a day for both of them. I asked them to explains the details of the project so that we could all understand each other's priorities and deadlines. Together we decided how I could assist both of them with the most urgent aspects of their project and set up a task schedule that we could all monitor for completion on our network.

The Result: We discovered that about 15% of the information could be used for both projects and I was able to finish bot set of budget information on-time. Each director knew exactly when their information was available, and could use their time more effectively to meet their deadline.

Monday, May 9, 2011

Empregos, entrevistas e mais

Vira e mexe pessoas vêm até mim para pedir dicas sobre elaboração de currículo, como se portar em entrevistas, como enviar uma Cover ou Thank You letter, entre outras coisas. Por conta disso, decidi começar uma série de posts para dividir com vocês um pouco do que aprendi nestes cursos de job search oferecidos pelo governo.

As dicas que vou colocar aqui podem não servir para 100% das pessoas ou situações, mas vão ajudar vocês a procurar o caminho correto.

Vou começar pela famigerada "canadian experience". Como e onde conseguí-la?
Para quem ainda não está empregado existem locais onde você pode pedir orientação e encaminhamento profissional:

Coop/internship, que é uma espécie de estágio não-remunerado em empresas. Para participar de um Coop você tem que ser indicado por um consultor de algum programa como o Career Foundation ou COSTI, por exemplo.
Outro locais: Yorkdale Adult Learning Centre, Scarborough Centre for Alternative Studies, Brian Flemming Catholic Centre - Mississauga.

Volunteer, você pode prestar trabalho voluntário algumas horas por semana em algum lugar que tenha (ou não) a ver com sua área de trabalho. Dê uma olhada nos sites: Volunteer 211, Volunteer Toronto, Charity Village, Animal Volunteers, Environmental Volunteer Network, Hospitals, Toronto District School Board.

Bridging Programs, que oferecem treinamento para skilled immigrants: International Accounting and Finance Professionals (IAFP), Association of International Phisicians and Surgeons of Ontario, Teach in Ontario, Workplace Orientation for Internationally Trained Engineers - Humber, Internationally Trained Nurses.

Practice Firms, trabalho real em empresas virtuais. Você trabalha normalmente como em qualquer outro lugar, mas nenhuma operação envolve dinheiro de verdade. Pieces of History, RealCo, Sign of Times, Simplicious.

Mentoring partnership/Job Placement, geralmente um profissional de determinada área dá dicas a interessados sobre tudo o que se relaciona à aquela profissão. O Job Placement corresponde a 8 semanas de trabalho não-remunerado patrocinado pelo College Re-employment Services for International Professionals Program. COSTI, JVS, ACCESS, Job Start, Skills for Change.

Upgrading your skills, através de cursos pagos ou o que eles chamam de career bridges. Um deles é o Career Bridge, mas é necessário ter o diploma reconhecido para participar do programa.

Employment agencies and recruiters, existe uma infinidade de agências de emprego e quanto mais entrevistas você fizer com eles, melhor. Você treina suas "interview skills" e ainda fica com seu resume "circulando" por aí.

Fala-se muito em networking, mas isso é um pouco difícil para recém-chegados, principalmente porque a maioria das pessoas que eles conhecem estão em situação parecida com a deles. Neste caso, o importante é se expôr, frequentar cursos na sua área e criar laços que poderão ser úteis no futuro; mas lembre-se: as pessoas percebem quando você se aproxima delas apenas por interesse. Procure criar laços sinceros com pessoas com quem você ao menos troca e-mails de vez em quando. Desta forma, com certeza aquela pessoa que você conheceu no curso de Project Management, por exemplo, vai se lembrar de você quando surgir uma oportunidade com o seu perfil na empresa dela.

Thursday, May 5, 2011

Sistema de Saúde Canadense: minha experiência

Muita gente reclama do sistema público de saúde no Canadá, e na maioria das vezes com razão: longas esperas, demora para conseguir um especialista, ou até dificuldade para conseguir um family doctor.

A história que vou contar hoje é diferente; é sobre o lado que funciona.
A vida inteira lutei contra a gastrite, mas ela sempre me venceu, chegando a se transformar em úlcera em 2007. Acostumada a sentir dor, nunca havia procurado um médico por causa disso, até janeiro. As dores estavam muito fortes e eu desconfiava que estava com úlcera novamente. Na mesma semana consegui marcar uma consulta com minha family doctor, que me encaminhou para um ultrassom alguns dias depois. O resultado apontava gastrite, hérnia de hiato, pedras na vesícula e no rim. Diante de tantas "boas" notícias, ela me mandou fazer mais alguns exames, entre eles uma endoscopia com biópsia.

Tudo foi marcado e feito em um período curto de tempo. Em menos de 1 mês eu estava com todo o diagnóstico. Então ela quis me encaminhar para um cirurgião para remoção da vesícula. Eu não quis, já que não estava sentido nada.

Um mês depois, meu estômago começava a dar sinais de melhora, mas a injestão de comida gordurosa, especificamente um butter chicken indiano, desencadeou minha primeira crise de vesícula. Foram 8 horas de agonia intensa, mas eu me recusei a ir ao pronto-socorro. Apavorada com as histórias de horas de espera no atendimento, preferi passar dor no conforto do meu lar.

Naquela semana, voltei a falar com minha family doctor, que me encaminhou para uma consulta com o cirurgião na semana seguinte. Para minha surpresa, em menos de 10 dias eu já poderia fazer a cirugia, mas resolvi adiar para quando voltasse de férias. E eis que no dia 03 de maio eu fiquei livre das minhas pedras.

Uns dias antes da cirurgia, fui a uma consulta pré-operatória no próprio hospital (North York General Hospital). Uma enfermeira me explicou como seriam o pré e pós operatório, e fez alguns exames, como sangue e pressão. Em menos de 1 hora eu estava dispensada.

No dia da cirurgia me pediram para chegar com 1 hora e meia de antecedência. Registrei-me no hospital, depois passei por uma enfermeira, que me deu vários remédios para dor, e de lá fui para a sala de espera, onde estavam vários outros pacientes e seus familiares. Toda essa parte foi muito rápida. O que demorou mesmo foi a epsera pela cirurgia, que estava marcada para 1h30 da tarde, mas não me chamaram antes das 3h00.

Quando finalmente chegou a minha hora, fui andando até a sala de cirugia, onde encontrei meu cirurgião. Fizeram tudo que tinham que fazer, e às 6 da tarde acordei na sala de recuperação com uma enfermeira muito atenciosa. Ela me perguntou se eu estava sentindo dor. Eu disse que sim, então ela me deu um analgésico intra-venoso. Meia hora depois, eu continuava com um pouco de dor, então ela me deu um Tylenol e me mandou para casa.

O efeito da anestesia estava bem forte, então saí bem grogue do hospital e fiquei meio abobalhada até o dia seguinte, quando só então me toquei de que não sabia o que havia acontencido.

Recebi vários papéis com instruções, e uma delas era marcar uma consulta de follow-up em um outro local, que não o hospital ou a clínica do meu cirurgião. Liguei para a clínica dele para pedir um atestado médico e perguntar das minhas pedras, mas a secretária não sabia nada sobre elas. Minha consulta ficou para 13 de maio. Quem sabe até lá alguém possa me responder quantas pedras foram removidas.

Enfim, depois dessa experiência, ponto positivo para o sistema de saúde canadense. Sempre fui atendida com rapidez, eficiência, e cordialidade em todas as etapas do processo.