Saturday, April 30, 2011

Montreal

Fiquei devendo o post sobre Montreal. Infelizmente, as coisas não estão mais fresquinhas na minha memória, mas vou tentar colocar aqui os pontos mais interessantes.

Na primeira vez que estivemos em Montreal procuramos explorar os locais turísticos, como Old Montreal, a rue St. Catherines, etc. Desta vez quisemos conhecer o dia-a-dia da cidade para poder fazer uma comparação com Toronto e decidir se realmente é um local onde gostaríamos de viver, já que era nossa cidade escolhida no início, mas com o meu Francês básico eu não conseguiria trabalho, por isso optamos por Toronto.

Achei Montreal muito parecida com São Paulo em alguns aspectos. O primeiro é a forma como as vias públicas foram (mal) planejadas. Apesar de ter menos habitantes que Toronto, achei o trânsito caótico. Esse fator ainda pesa bastante nos nossos planos de mudança.

Talvez muita gente discorde de mim, mas achei o povo mais próximo da nossa cultura do que da cultura das cidades anglófonas por onde estive. Cofesso que senti um pouco de falta do exagero de polidez do Torontonian, falando "please" e "excuse" ou "I'm sorry"o tempo todo, mesmo quando é você quem pisa no pé dele. Acho que a gente se acostuma fácil com o que é bom, né? Nem preciso falar de como sinto falta disso quando vou ao Brasil.

O metrô, apesar de mais rápido que o de Toronto, é mais estreito, e acredito que por isso seja mais cheio. De qualquer forma, sua rapidez compensa um pouco a super lotação. Isso para não falar do preço que é bem mais em conta que o daqui.

Sinto muita falta de cafés como os que temos no Brasil. O canadense costuma tomar café com alguma coisa doce, tipo um muffin ou um donut, mas eu gosto do meu café com algo salgado (um pão de queijo vai sempre bem nessas horas). Além do mais, para se tomar um bom café em Toronto é necessário ir a estabelecimentos independentes e nem sempre conhecidos. Moro em uma região de predominância asiática, portanto, não existe absolutamente nenhum café desse tipo pelas redondezas.

Montreal dá de dez a zero em Toronto nesse aspecto. Você não tropeça em Starbucks e Tim Hortons a cada dois quarteirões como aqui em Toronto. As opções de cafés são infinitas e todos os que frequentamos nos proporcionaram uma experiência agradável. Sem falar das boulangeries, que se assemelham muito às nossas padarias brasileiras. Uma que você não deve deixar de ir é a Premier Moisson. Tudo que se vê lá dá vontade de comer. Para juntar o útil ao agradável, existe uma loja dentro de um dos mercados municipais, o Marché Atwater. Se você estiver naquela região, não deixe de ir ao Toi & Moi. Além de um ambiente super agradável, lá tem café de todas as partes do mundo, até de locais que você nem imagina, como Bolívia, por exemplo. Aproveite para passear pelas ruas do bairro para escolher o próximo café que você quer conhecer.

Outro local que gostamos muito foi um complexo comercial chamado Plaza St. Hubert. Ele ocupa uns 4 quarteirões ou mais, mas nós passeamos pela altura do 6500. Almoçamos em um dos vários cafés que existem por lá e aproveitamos para conhecer uma livraria onde encontrei livros muito interessantes com preços melhores ainda.
Aliás, as livrarias de Montreal merecem um post à parte. Eu, acostumada a frequentar gigantes como FNAC e Livraria Cultura, me sentia órfã de boas livrarias aqui em Toronto. Olha, tive que me controlar para não comprar muitos livros de História Medieval. Ville de Quebec também não deixou a desejar nesse quesito.

Assim como Toronto, Montreal é uma cidade para todos os gostos. Na Wikitravel encontrei várias dicas para você sair do circuito turístico e conhecer de verdade a cidade. Para quem gosta de fazer compras, aqui vão algumas:

Rue St. Catherines, entre a rue Guy e blvd. St-Laurent: é onde estão as grandes lojas de departamento e cadeias, bem como shoppings (Centre Eaton).

Avenue Mont-Royal, entre o blvd. St-Laurent e rue Saint-Denis: é uma mistura de vizinhanças, com lojas de discos usados.

Na rue St-Laurent é possível encontrar de tudo: tem o quarteirão asiático com mercados de frutas e aparelhos domésticos próximo à La Gauthetière. Um pouco mais longe você encontra eletrônicos baratos e boutiques "hip". Entre a Saint-Zotique e a Jean-Talon está o bairro italiano.

Próximo à Jean-Talon com St-Laurent está o Jean-Talon market, com uma variedade grande de produtos locais, como queijo e maple syrup, a preços convidativos.

Infelizmente,não deu tempo de comer em todos os locais que selecionamos, mas ficam aí as dicas para quem quiser experimentar:

Schwartz's: conhecido pelo melhor sanduíche de pulled pork. Como está sempre cheio, o segredo é chegar lá depois das 2 da tarde.

Juliette e Chocolat: é uma boa pedida para uma xícara de chocolate quente no inverno.

La Academie: bistrô que me foi muito bem recomendado. Parece que servem mais comida italiana.

Agora a sessão "agradecimentos":
Mais uma vez, obrigada ao Leopoldo por hospedar Capachinho e Piaçava em seu covil.
Obrigada também aos pais de Rabais e Souvenir pela deliciosa pizza e companhia. Adoramos conhecer vocês.

Bom, é isso aí. Se você tiver alguma dica deixe o seu comentário.

Saturday, April 16, 2011

Quebec Ville

Finalmente conhecemos Quebec Ville esta semana. Confesso que a beleza e o charme da Old Quebec me deixaram estarrecida. Eu já havia ficado encantada com Old Montreal, mas não tem nem comparação.
Para começar, a parte velha da cidade é cercada por uma muralha construída em 1820. A foto mostra a entrada da "citadelle", como a chamam por lá. As ruas são limpas e a arquitetura impecável.
Um dos edifícios mais bonitos e imponentes é o  Chateau Frontenac que é, na verdade, um hotel.

Pegamos um dia nublado, que ficou chuvoso no final da tarde, mas mesmo assim tivemos a impressão de que vale a pena passar uma noite de verão na cidade e passear por suas ruas e cafés aconchegantes.

Tivemos uma boa surpresa ao descobrirmos uma loja de roupas medievais chamada Les 3 Tours, que fica no endereço 1124 Rue Saint-Jean. Infelizmente, a loja não tem website, então não dá para mostrar os maravilhosos vestidos de noiva que tem por lá. Até eu que não ligo para isso fiquei apaixonada pelos vestidos. Apesar de simples e delicados, eles eram de uma beleza ímpar. Este da foto é apenas um vestido medieval para vocês terem uma idéia do modelo, mas os que eu vi eram muito mais bonitos e brancos, com muita renda. O bom dessa loja, é que as roupas femininas são relativamente "normais"para poderem ser usadas no dia-a-dia contemporâneo. Eu aproveitei e comprei um conjuntinho de saia, blusa, e casaquinho para ir a um casamento no mês que vem, mas a mesma roupa também pode ser usada para ir ao cinema ou a um jantar. Já as roupas masculinas são um pouco espalhafatosas.
Em Montreal encontramos a Dracolite, que também vende roupas medievais, mas muitas delas são espalhafatosas demais para se usar fora de uma festa à fantasia. De qualquer forma, para quem gosta do tema, vale à pena dar uma passadinha nas lojas.

Não deu tempo de ver praticamente nada fora da citadelle, a não ser o Parlamento, com seu prédio belo e imponente, e que fica bem próximo à entrada do forte.

Por recomendação de amigos queridos, experimentamos  o croque monsieur na antiga rede de boulangeries Premier Moisson. Este local que fomos mudou de nome há 2 anos e chama-se Saint-Honoré Saveurs, mas continua servindo os mesmos produtos. Apesar de pequeno, o local é aconhegante e fomos muito bem atendidos. Para minha surpresa, o cafe au lait deles é muito bom.
Já em Montreal, encontramos várias boulangeries Premier Moisson, mas não vimos o croque monsieur. 
Diferente de Quebec, o cafe au lait que tomei em Montreal não estava tão gostoso. Apesar disso, tudo mais na loja é delicioso e de encher os olhos. Como me disseram, a rede lembra um pouco as nossas padarias brasileiras, portanto, é um local imperdível para matar a saudade. 

Mais dicas sobre o que fazer em Quebec aqui.

Sunday, April 3, 2011

Custo de Vida Toronto x Rio de Janeiro

Achei esse link lá no Canadiando comparando o custo de vida em Toronto e no Rio de Janeiro. Alguns resultados são bem interessantes.

Restaurants RJTorontoDifference
Meal, Inexpensive Restaurant 12.04 C$     10.60 C$      -11.94 %
Meal for 2, Mid-range Restaurant, Three-course 46.41 C$     41.66 C$      -10.23 %
Combo Meal at McDonalds or Similar 9.20 C$     6.82 C$      -25.88 %
Domestic Beer (0.5 liter draught) 1.20 C$     4.84 C$      +303.22 %
Imported Beer (0.33 liter bottle) 2.41 C$     6.01 C$      +149.47 %
Coke/Pepsi (0.33 liter bottle) 1.53 C$     1.48 C$      -2.86 %
Water (0.33 liter bottle) 1.17 C$     1.43 C$      +22.28 %
Markets
Milk (regular), 1 liter 1.22 C$     2.63 C$      +115.71 %
Loaf of Fresh Bread 1.94 C$     2.57 C$      +32.71 %
Eggs (12) 1.59 C$     3.24 C$      +104.39 %
Fresh Cheese (1kg) 7.39 C$     12.86 C$      +74.00 %
Chicken Breasts (Boneless, Skinless), (1kg) 5.15 C$     8.35 C$      +62.11 %
Water (1.5 liter bottle) 0.91 C$     1.96 C$      +114.80 %
Bottle of Wine (Mid-Range) 8.64 C$     14.75 C$      +70.72 %
Domestic Beer (0.5 liter bottle) 1.54 C$     2.73 C$      +77.54 %
Imported Beer (0.33 liter bottle) 2.51 C$     3.36 C$      +34.00 %
Pack of Cigarettes (Marlboro) 3.67 C$     10.77 C$      +193.59 %
Transportation
One-way Ticket (local transport) 1.29 C$     2.84 C$      +120.61 %
Monthly Pass 92.95 C$     112.92 C$      +21.48 %
Taxi (5km within center) 14.13 C$     10.96 C$      -22.42 %
Gasoline (1 liter) 1.54 C$     1.04 C$      -32.46 %
Volkswagen Golf 1.4 90 KW Trendline (Or Equivalent New Car) 32,528.54 C$     20,387.41 C$      -37.32 %
Utilities (Monthly) [Edit][Edit]
Basic (Electricity, Gas, Water, Garbage) 58.00 C$     177.02 C$      +205.19 %
1 min. of Prepaid Mobile Tariff (no discounts or plans) 0.28 C$     0.20 C$      -30.10 %
Internet (4 Mbps, Flat Rate, Cable/ADSL) 45.75 C$     51.10 C$      +11.71 %
Sports And Leisure
Fitness Club, Monthly Fee for 1 Adult 140.34 C$     71.14 C$      -49.31 %
Tennis Court Rent (1 Hour on Weekend) 15.00 C$     36.13 C$      +140.96 %
Cinema, International Release, 1 Seat 10.43 C$     12.03 C$      +15.28 %
Clothing And Shoes
1 Pair of Levis 501 115.35 C$     69.89 C$      -39.41 %
1 Summer Dress in a Chain Store (Zara, H&M, ...) 63.44 C$     61.00 C$      -3.85 %
1 Pair of Nike Shoes 184.57 C$     112.67 C$      -38.95 %
1 Pair of Men Leather Shoes 152.84 C$     137.90 C$      -9.78 %
Rent Per Month
Apartment (1 bedroom) in City Centre 942.97 C$     1,262.46 C$      +33.88 %
Apartment (1 bedroom) Outside of Centre 542.39 C$     907.55 C$      +67.32 %
Apartment (3 bedrooms) in City Centre 1,954.29 C$     2,211.01 C$      +13.14 %
Apartment (3 bedrooms) Outside of Centre 1,235.89 C$     1,532.99 C$      +24.04 %
Buy Apartment Price
Price per Square Meter to Buy Apartment in City Centre 3,979.07 C$     4,614.56 C$      +15.97 %
Price per Square Meter to Buy Apartment Outside of Centre 2,722.79 C$     3,243.53 C$      +19.13 %
Salaries And Financing
Median Monthly Disposable Salary (After Tax) 1,132.41 C$     3,503.10 C$      +209.35 %
Mortgage Interest Rate in Percentages (%), Yearly 7.00     4.32      -38.30 %