Thursday, December 30, 2010

Presencial ou Online?

No meu antigo blog eu falei sobre um curso online de Technical Writing que fiz no ano passado. Hoje venho para falar de um curso presencial.

Os cursos online têm a vantagem de você poder fazê-los no aconchego do seu lar, sem precisar pegar trânsito para chegar até o local do curso. Por outro lado, pode ser uma atividade bastante solitária, se você é do tipo que gosta de se socializar.

Os cursos presenciais têm a desvantagem de você ter que estar presente fisicamente no local das aulas, mas a grande vantagem é a interação que você tem com outras pessoas proporcionando um aprimoramento das suas networking skills, alé, é claro, da possibilidade de fazer novas amizades não-virtuais.

Em janeiro começo um curso presencial de Writing para pessoas que têm o Inglês como segunda língua (no meu caso, terceira, mas enfim). Não sei o que esperar desse curso e espero que não seja maçante, já que não sou fã de fazer redação, apesar de adorar escrever. O que eu não gosto é da imposição, mas para a minha profissão esse curso é fundamental e já passoiu da hora de fazê-lo.

Caí em um nível avançado que vai focar 20% em gramática e 80% em escrita durante 3 meses. Já ouvi comentários de quem gostou e também de quem não gostou do curso, portanto, estou literalmente pagando para ver.

O Seneca, que é o College que oferece o curso, também possui aulas para melhorar a pronúncia, com ênfase na entonação, o que eles chamam aqui de "stress"na frase. Sim, o Inglês é uma língua cheia de pegadinhas na hora de falar. Por exemplo, você sabe qual é a sílaba tônica da palavra "interesting"?

Perguntei isso a um colega canadense e ele não tinha a mínima idéia do que eu estava falando, pois muitas vezes eles fala inteRESting (paroxítona) e outras vezes INteresting (proparoxítona), portanto, as duas formas estão corretas, só não consegui distinguir em que situações ele usa uma ou outra.
Enfim, aguardem as cenas do próximo capítulo.

Aproveito para desejar às poucas almas que passam por aqui um feliz 2011 cheio daquilo que vocês mais gostam e querem em suas vidas.

Monday, December 13, 2010

Dinheiro que dá em árvore


Se lá no Brasil Natal já era sinônimo de consumismo, aqui é pior ainda com tantas promoções pré e pós Natal; sem falar do boxing day, boxing week e até black Friday, que ocorre nos Estados Unidos mas nós acabamos nos beneficiando também.

Endividar-se aqui no Canadá é a coisa mais fácil que existe, e não é à toa que grande parte da população deve tanto dinheiro. Todo mês companhias de cartão de crédito te oferecem novos cartões com diferentes vantagens. Já aconteceu de eu fazer um cartão platinum em um mês e no seguinte a mesma empresa me oferecer um gold.

Quanto mais tempo você tem aqui, maior seu histórico de crédito, e com isso, o limite que te dão nos cartões de crédito pode ser absurdo. Quem não sabe se controlar acaba se endividando para o resto da vida com tanto "dinheiro extra". Mas isso não tem problema, pois se você estourou todos os limites dos seus cartões, ainda existem as linhas de crédito oferecidas pelos bancos.

A linha de crédito é um dinheiro que o banco te empresta a juros baixíssimos, então todo mês você acaba tendo um dinheiro extra no orçamento e pagando uma taxa irrisória em torno de 2% ao ano.

Calma, isso não é tudo. Uma terceira opção é a linha de crédito sobre a mortgage do seu imóvel. O montante a ser emprestado será baseado no valor que você deve de mortgage ao banco, menos o valor que você pagou, então quanto menos você deve, maior será a quantia que você poderá obter emprestada a juros baixíssimos também. Para se ter uma idéia, se você tomar emprestados $30 mil dólares, só pagará $800 por ano de juros e você poderá viver sem pagar o montante principal (os $30 mil) até morrer ou até vender seu imóvel, neste caso sua dívida deverá ser quitada integralmente.

Entendeu agora porque tanta gente ficou desesperada no auge da crise econômica quando perderam seus empregos? Muitas pessoas já tinham utilizado todos os recursos fincanceiros disponíveis para crédito pessoal e se viram absolutamente sem income nenhum do dia para noite.

Muita gente pega essa linha de crédito para investir em outros imóveis se o salário recebido não for suficiente para pagar uma segunda mortgage. Tenho amigos canadenses que não ganham o suficiente para bancar o pagamento mensal da mortgage e despesas da casa, mas mesmo assim adquiriram um segundo imóvel mais caro do que aquele em que residem hoje. Como fizeram isso? Com a linha de crédito sobre a primeira mortgage.

Eu realmente não sei viver dessa maneira e ficar devendo para todos os lados; sou do tipo bem conservador quando o assunto é dinheiro. Só gasto se tenho para gastar, do contrário, espero até ter o suficiente para não ficar endividada anos a fio, mas pelo jeito eu sou minoria.

Não sou especialista no assunto, portanto,  se alguém achar que passei alguma informação errônea me corrijam